SIMPLESMENTE LIPRE

 
registro: 07/09/2020
JUSTIÇA SEMPRE!!!!!
Pontos3mais
Próximo nível: 
Pontos necessários: 197
Último jogo
Bingo

Bingo

Bingo
3 anos 59 dias h

CULPA OU ARREPENDIMENTO?


A culpa é aquele sentimento que temos desde um ato que nos colocamos em profundo arrependimento, como magoar alguém ou terminar um relacionamento, até em cometer algumas atitudes que pareçam um excesso, como gastar demais em roupas novas ou comer algo fora da dieta.

A verdade é que a culpa é sim um sentido psicológico e que pode ter diversas causas e considerações. Por isso, hoje vamos entender melhor tudo que envolve o sentimento de culpa e também avaliar se você não está muitas vezes sendo severo demais consigo e sentindo uma culpa sem tanto sentido.

A culpa é um sofrimento que sentimos após reavaliarmos um comportamento nosso e percebermos que o reprovamos. Para a psicologia, a culpa é baseada na frustração daquilo que queríamos com a realidade que não aconteceu.  

Ou seja, a culpa está diretamente ligada à violação daquilo que temos como valores, crenças e moral. Ela nos transforma em julgadores de nós mesmos com uma pitada de severidade, que, muitas vezes, é desproporcional.

Pode ser sua, pode ser do outro ou pode não ser de alguém. Sim, apontar e buscar um grande culpado para algo que aconteceu pode não resolver o problema, mas sim gerar muitos outros, além de um grande mal-estar nas relações.

A tarefa de desmistificar os atos e os seus agentes, e responsabilizar pessoas pode ser um trabalho feito em grupo, mas deve ser feito, principalmente, com si próprio, para que haja também uma real relação com o que ocorreu e com as suas consequência.