Um olhar demorado.

 
Procurando por: amizade, entretenimento
Registro: 04/07/2019
Apaixone-se pelo clichê, porque no fim a vida é um grande clichê.
Pontos68Mais
Próximo nível: 
Pontos necessários: 132
Último jogo
Bingo

Bingo

Bingo
70 dias h

Respeitabilidade ou hipocrisia?

11/09/2019       


Penso o seguinte: respeitabilidade não era a ordem do dia, respeitabilidade É a ordem do dia. Poderíamos dizer de outra forma: o dia é a ordem da respeitabilidade e a noite é a ordem da hipocrisia, no sentido de que o dia é onde se acomoda a respeitabilidade e a noite, onde se acomoda a hipocrisia. - Suponho que não preciso explicar a metáfora em questão.
De qualquer forma, é como diz a música de Capital Inicial: “a noite esclarece o que o dia escondeu”. É na noite, nas escondidas, que se dá um pouco de liberdade aos desejos, aos instintos. É na noite que a hipocrisia se concretiza. E não se precipitem a pensar essa hipocrisia negativamente, a vê-la como algo repudiável. A hipocrisia é a única saída dos que não se afirmam. Devemos ver essa hipocrisia com olhos compreensivos e, talvez, até com pena. 
Gostaria que alguém me respondesse: o que diabos o ser humano pensou ao se submeter a valores infelizes e transforma-los em critérios para avaliações tirânicas de si mesmo? Pensou que seria mais feliz? Que a vida puritana é maravilhosa e implicaria numa harmonia do convívio social? Bom, essa vida puritana já se mostrou impossível, já que os desejos “imorais”, apesar de toda força dos grandes sistemas morais, ainda estão e sempre estiveram aí. A hipocrisia, retomando, é a única forma de se esquivar da amarga dualidade: ou negar e reprimir o que se quer fazer, ou fazer e ser mal visto, além de atormentado pela culpa.

Pergunto: queremos mesmo viver sendo hipócritas?

Vinícius Vasconcelos.

* Trechos do texto Um olhar compreensivo sobre a hipocrisia.

https://www.youtube.com/watch?v=yJEYtV2snII

Clarice Lispector fala: “o pecado me atrai, o que é proibido me fascina”.