Um olhar demorado.

 
Procurando por: amizade, entretenimento
Registro: 04/07/2019
Apaixone-se pelo clichê, porque no fim a vida é um grande clichê.
Pontos75Mais
Próximo nível: 
Pontos necessários: 125
Último jogo
Dominó

Dominó

Dominó
2 dias h

Amizade ou objeto amoroso?

18/09/2019       


Usamos muito a expressão objeto amoroso, uma forma possessiva que coroa o que se chama coisificação da pessoa na nossa civilização: o homem ou a mulher são considerados um objeto que se pode usar, manobrar, manipular, dispensar, possuir. Quem já não teve essa sensação ao fim de um relacionamento amoroso ou mesmo dentro do ambiente de trabalho?
Há uma linda história que ilustra a preocupação de evitar ser considerado objeto. Durante a guerra, um tenente manteve correspondência com uma moça que nunca tinha visto, e os dois cultivaram uma grande afinidade. No fim da guerra, quando chegou o momento do encontro pessoal, ele ignorava completamente o aspecto físico da moça, já que não haviam trocado fotografias (nem havia web cams na época...). Combinaram que se encontrariam na estação; ele com um livro debaixo do braço e ela com uma rosa.
O tenente levou um susto quando viu uma senhora idosa com a rosa tão esperada; assim mesmo, entregou-lhe o livro, pensando que de qualquer forma tinha feito uma excelente amizade. A senhora então o encaminhou à verdadeira moça, que era muito bonita e lhe explicou que se valera de um tipo de teste.
Eis os termos da carta, sobre a preocupação de ser considerada como objeto: "Se o sentimento que você tem por mim tiver fundamentos sinceros, a minha aparência pouca influência terá, se você supuser que sou bonita. Eu seria sempre perseguida pela ideia de que você viu apenas isso, e essa forma de amor criaria repulsa em mim. Supondo que eu seja feia, eu viveria tomada de receio de que você continuasse escrevendo para mim por se sentir só. Por favor, não peça o meu retrato. Quando voltar, poderá ver-me e tomar a decisão que o seu coração lhe ditar."

(Extraído do livro "Amar e Ser Amado", de Pierre Weil)


Muitos homens, quando fazem amizade virtual, acabam querendo apenas ver uma imagem pela web cam, e na maioria das vezes querem mesmo é sexo virtual. A maioria das mulheres não está ali para isso - imagino eu. Tenho feito excelentes amigos por essa via, mas já tive decepções também. Busco companhia para momentos de solidão e afinidade de ideias e sentimentos. E você, do outro lado, está atrás do quê?




                             
Obs: Isso vale para ambos os lados.