aureof3851

 
registro: 23/07/2015
Não há ninguém mais fácil de enganar do que um homem honesto; muito crê quem nunca mente, e confia muito quem nunca engana ."
Pontos159mais
Próximo nível: 
Pontos necessários: 41
Último jogo

MARDOQUEU

Quem foi Mardoqueu?

Mardoqueu foi o primo da rainha Ester, que ele criou como sua filha. Mardoqueu foi uma influência importante na vida de Ester e se tornou um ministro muito importante na corte do rei da Pérsia.

Mardoqueu era um dos judeus que tinham sido exilados pelo rei da Babilônia. Ele morava em Susã, a capital do império persa (que tinha conquistado o império babilônico). Sua prima Ester era órfã, por isso ele cuidou dela como se fosse sua filha (Ester 2:5-7).

Mardoqueu e o rei da Pérsia

Quando o rei da Pérsia decidiu procurar uma rainha, Ester foi escolhida como uma das candidatas. Mardoqueu avisou Ester a não revelar que era judia e procurou se manter em contato com ela (Ester 2:10-11). A boa educação que Mardoqueu deu a Ester contribuiu para ela ser escolhida como rainha.

Veja aqui a história de Ester na Bíblia.

Um dia Mardoqueu descobriu um plano para assassinar o rei Xerxes (Ester 2:21-22). Ele contou tudo a Ester, que avisou o rei do perigo, e os dois conspiradores foram executados. Esse evento ficou registrado nos documentos oficiais do rei.

O plano de Hamã

Mais tarde, Mardoqueu irritou o nobre mais poderoso da Pérsia – Hamã. Todos os oficiais do palácio se prostravam diante de Hamã mas Mardoqueu se recusava a prestar homenagem a ele. Hamã ficou muito zangado com a atitude de Mardoqueu. Ele decidiu matar Mardoqueu e todos os judeus! - Ester 3:5-6

Hamã convenceu o rei (que não sabia que Ester era judia) que seria boa ideia matar os judeus. Ele ofereceu muito dinheiro e o rei concordou. Um decreto real foi escrito, ordenando a matança de todos os judeus no império (Ester 3:13-14).

Quando Mardoqueu ouviu sobre o decreto ele ficou devastado e recusou ser consolado. Quando Ester perguntou o que se passava, ele contou tudo e lhe pediu para falar com o rei, para mudar o decreto. Ele confiava que Deus iria trazer livramento (Ester 4:12-14). Então Ester pediu que todos os judeus de Susã fizessem um jejum antes de ela falar com o rei. Mardoqueu fez tudo que Ester pediu.

Leia também: o que a Bíblia diz sobre jejum?

A vitória de Mardoqueu e Ester

Enquanto Ester se preparava para contar tudo ao rei, Hamã decidiu construir uma grande forca para matar Mardoqueu. Mas nessa noite, o rei leu seus registros e descobriu que Mardoqueu não não tinha sido recompensado por salvar sua vida. De manhã, quando Hamã veio para pedir ao rei para enforcar Mardoqueu, o rei mandou Hamã honrar Mardoqueu, vestindo-o como rei e conduzindo-o a cavalo pela cidade para que todos soubessem que ele tinha o apoio do rei (Ester 6:10-11). Naquele dia, em vez de ser morto, Mardoqueu foi honrado!

Quando Ester contou tudo ao rei, ele mandou enforcar Hamã na forca que ele tinha construído para Mardoqueu. O rei deu autoridade a Ester e Mardoqueu para escrever um novo decreto protegendo os judeus. Mardoqueu foi honrado pelo rei e se tornou seu ministro mais importante. Ele ficou muito poderoso e foi muito amado pelos judeus, porque cuidava deles (Ester 10:3-4).https://youtu.be/Wzwe7HONIi4