Buraco Clássico

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Como jogar Buraco Clássico - regras do jogo

Regras do Buraco:

Link para Wikipedia (português): http://pt.wikipedia.org/wiki/Buraco_(jogo_de_cartas)

Número de jogadores: 2 ou 4
Com duas pessoas, o confronto é direto, 1 vs. 1, com contagem de pontos individual. Com quatro, são formadas duas duplas e o jogo dá-se no esquema 2 vs. 2. Seu parceiro é o jogador sentado à sua frente e a contagem de pontos é a partir da soma do que foi conquistado pelos 2 jogadores.

Número de cartas: 108 (2 baralhos com 2 coringas cada)
Distribuição: 11 cartas para cada participante e dois mortos com 11 cartas em cada um (a distribuição é totalmente aleatória)

Glossário:

  • Baixar um jogo - três ou mais cartas do mesmo naipe ordenadas numa seqüência numérica. Ex.: 7, 8 e 9 de Ouros. A seqüência vai do 2 ao Rei (K). É possível inserir um Ás antes do 2 ou depois do Rei, ou um Ás antes do 2 e um outro Ás depois do Rei. O número mínimo de cartas para baixar um jogo são três. Durante a partida, é possível acrescentar outras cartas na sequência.
  • Morto - grupo de 11 cartas que um jogador compra quando não possui mais cartas da mão (todas são descartadas). Com 4 jogadores, cada morto é válido para uma dupla. O morto só é pego pelo primeiro jogador da dupla a acabar com as cartas de sua mão. Não é possível pegar os dois mortos. Caso as cartas do monte acabem, o morto restante (caso haja algum) é convertido em monte.
  • Batida - quando, mesmo após pegar o morto, as cartas do jogador acabam. Se nenhum jogador pegar o morto, os dois mortos devem ter sido convertidos em monte de cartas.
  • Batida Direta e Batida Indireta - Batida direta ocorre quando o jogador acaba com as cartas da mão sem descartar ou comprar cartas. A batida indireta acontece quando o jogador termina suas cartas, descartando ou comprando pelo menos uma.
  • Canastra - pelo menos sete do mesmo valor ou em seqüência (do mesmo naipe). As canastras podem ser:
    Canastra limpa (sem coringa)
    Canastra suja (com coringa)
    Canastra Real + Ás (de um Ás até outro Ás, sem coringa)
    Canastra de quinhentos / Real (de Ás até Rei (K), sem coringa)
  • Obs.: se as canastras sujas que possuírem “2” como coringa, e esta carta for do mesmo naipe das demais, esta sequência poderá tornar-se limpa, caso a carta remanescente (substituída pelo 2) seja comprada e, assim, forme uma canastra a partir do 2. Ex.: 2,3,4,5,6 de Copas.

    O Jogo:

    O jogador que inicia a partida compra uma carta do monte. Após analisar quais as combinações possíveis, o jogador ”joga fora” uma carta (por ser a primeira jogada, ele pode descartar a mesma que comprou). O sentido das jogadas é horário, sendo assim a próxima rodada é com o jogador da esquerda do primeiro. Após cada compra, o jogador poderá baixar um jogo antes de descartar (jogar fora) uma carta da sua mão. O descarte significa que o jogador terminou sua jogada e está passando a vez, não podendo voltar atrás. O primeiro jogador que bater com as onze cartas iniciais, deverá pegar as onze cartas do morto correspondente a si. O jogo continua. Se o jogador que já pegou o morto bater novamente, a partida terminará. Se o jogador ou a dupla adversária não pegar o morto, 100 pontos devem ser descontados de sua pontuação final (correspondentes ao morto), assim como a pontuação das cartas que ainda estiverem em suas mãos.

    Pontuação

    No final da partida, os pontos das cartas baixadas na mesa são somados. Os valores das cartas que sobraram na mão são subtraídos da contagem final, assim como os 100 pontos caso o morto não tenha sido pego. Caso um jogador compre o morto por batida indireta e o outro jogador termine a partida antes que chegue sua vez novamente, a pontuação do morto será descontada, ocorrendo o mesmo caso não tivesse sido comprado.


    Batida = 100 pontos
    Dois (funcionando como coringa) = 10 pontos
    Coringa (Joker) = 50 pontos
    Rei até 8 = 10 pontos cada carta
    7 até 3 = 5 pontos cada carta
    Ases = 15 pontos cada carta
    Canastra Suja = 100 pontos
    Canastra Limpa = 200 pontos
    Canastra de Quinhentos / Real = 500 pontos
    Canastra Real + Ás = 1000 pontos