Snooker 2009

30 online
Encaçape as bolas em ordem. Vença o adversário!
30 online
Jogar

Como jogar Snooker- 2009 - regras do jogo

Objetivo do Jogo

Sinuca é um jogo de bilhar para duas pessoas que utiliza 15 bolas vermelhas, uma bola branca e seis bolas coloridas. Os jogadores alternam vez e somam pontos quando encaçapam as bolas. As bolas vermelhas valem um ponto cada e cada uma das seis bolas coloridas tem uma pontuação diferente que vai de dois à sete pontos. No final do jogo, depois que todas as bolas tiverem sido encaçapadas, o jogador que tiver feito mais pontos ganha.

Setup de Mesa

Essa é a forma que a mesa de sinuca estará no começo do jogo, antes que qualquer bola tenha sido atingida.

Mesa de snooker, enquanto quebrando bolas.


Vez Alternada de Jogadores.

Sinuca é um jogo para dois jogadores. Como em qualquer outro jogo de bilhar, na sinuca os jogadores alternam a vez para jogar. Se o jogador 1 encaçapar uma bola, ele continua jogando. Se o jogador 1 errar a bola, ele perde a vez e então será a vez do jogador 2 tentar encaçapar uma bola. Se o jogador 1 cometer uma falta (mesmo se ele encaçapar uma bola), ele perde a vez e passa a vez para o jogador 2. Olha a seçãoFaltas para uma lista completa de faltas e suas respectivas penalidades.

A Tacada de Quebra

Para a tacada de quebra, a bola branca deverá ser posicionada em qualquer lugar da metade do círculo. Depois de dar a tacada na bola branca, ela deve entrar em contato primeiro com uma bola vermelha, senão é uma falta. (veja a lista de faltas abaixo.)

Informação Básica de Jogo

Um jogo de sinuca pode ser pensado como um jogo que possuí duas fases.
Fase Um
A regra básica da Fase Um é que qualquer jogador deve alternar entre encaçapar as bolas vermelhas e as bolas coloridas. Depois da quebra, o jogador deverá encaçapar primeiro qualquer bola vermelha, depois qualquer bola colorida, depois qualquer bola vermelha, e assim por diante, até que todas as bolas da mesa forem encaçapadas. Vermelha, colorida, vermelha, colorida, vermelha, colorida, esse é o rítmo. As seis bolas coloridas são: amarela, verde, marrom, azul, rosa e preta. Depois que uma bola vermelha é encaçapada, ela continua no buraco. Mas depois que uma bola colorida é encaçapada, ela é automaticamente removida do buraco e colocada de novo na mesa.
Fase Dois
Depois que todas as bolas vermelhas forem encaçapadas, as regras do jogo mudam de duas formas: 1. As bolas coloridas não são mais colocadas de novo na mesa depois de encaçapadas e 2. As bolas coloridas deverão ser agora encaçapadas na ordem de acordo com seu valor. Em outras palavras, primeiro amarela, depois verde, depois marrom, depois azul, depois rosa, depois preta. Quando todas as seis bolas coloridas tiverem sido encaçapadas, o jogo acaba. O jogador que tiver acumulado mais pontos durante o jogo ganha.

Na Fase Um (bolas vermelhas estão na mesa), no início da vez de um dos jogadores, ele deve primeiro tentar encaçapar uma bola vermelha.
Na Fse Dois (bolas vermelhas não estão na mesa), no início da vez de um dos jogadores, ele deve tentar encaçapar primeiro a bola colorida de menor valor que estiver na mesa.

Valores das Bolas

ColorValores das Bolas
Vermelha1
Amarela2
Verde3
Marrom4
Azul5
Rosa6
Preta7

Bolas coloridas devem ser designadas

A cada momento que um jogador deve encaçapar uma bola colorida, ele deve primeiro designar Qual bola colorida ele irá encaçapar. O jogador NÃO PRECISA designar o buraco, apenas a bola. Se o jogador encaçapar uma bola diferente da qual ele havia designado, uma falta é cometida. Olhe a sessão Faltas abaixo para as respectivas penalidades e exemplos. Se o jogador encaçapar a bola colorida sem cometer nenhuma falta, ele ganhará os pontos associados aquela bola. Se o jogador não conseguir encaçapar a bola designada mas não cometer nenhuma falta, ele simplesmente perde a sua vez. Será então a vez do adversário jogar

Snooker para a bola declaração dirigida


As bolas vermelhas nunca são designadas. Se o jogador tiver que encaçapar uma bola vermelha, ele pode encaçapar qualquer uma em qualquer buraco. O jogador pode também encaçapar várias bolas vermelhas na mesma tacada sem cometer nenhuma falta.

Primeiro Contato

Depois de ter sido atingida pelo taco, a bola branca deve encostar primeiro:
A) em uma vermelha, se o jogador estiver jogando com as vermelhas
OU
B) a bola colorida que o jogador tiver designado. Se a bola branca encostar primeiro em qualquer outra bola que não a bola colorida designada, é uma falta. Se o jogador estiver jogando com as vermelhas e a bola branca encostar primeiro em uma das bolas coloridas, é uma falta.

Faltas

  • Se o jogador tiver que encaçapar a bola colorida designada e não encaçapar aquela bola, é uma falta, mesmo que ele encaçape alguma outra bola(s). O jogador perde a sua vez, não ganha pontos, e o adversário é premiado com a quantidade da bola colorida que havia sido designada.
  • Se o jogador tiver que encaçapar uma bola vermelha, e encaçapar uma bola colorida ao invés disso, é uma falta. O jogador perde a sua vez, não ganha pontos e o adversário é premiado com a quantidade de pontos da bola colorida que foi encaçapada.
  • Se o jogador que estiver jogando com as bolas vermelhas, encaçapar qualquer bola colorida (mesmo que ele também encaçape uma vermelha)é uma falta. O jogador não ganha pontos, perde a sua vez e o adversário ganha a quantidade de pontos da bola colorida encaçapada.
  • Se o jogador que estiver jogando com a bola colorida designada encaçapar qualquer outra bola (mesmo que ele também encaçape a sua bola colorida designada) é uma falta. O jogador não ganha pontos, perde a sua vez e o adversário ganha a quantidade de pontos da bola colorida encaçapada. Por exemplo: O jogador 1 designou a bola amarela para encaçapar. Ao invés disso ele encaçapa a bola azul. O jogador não ganha pontos e perde a sua vez. O jogador 2 ganha 5 pontos (azul=5) devido a falta do jogador 1.
  • Para a tacada de quebra, a bola branca deve ser posicionada dentro do semi-círculo mostrado na figura. Você poderá mover a bola branca apenas dentro do semi-círculo. Depois de ser atingida pelo taco, a bola branca deverá encostar primeiro na bola vermelha, senão é uma falta. A penalidade para essa falta é que o jogador perde a sua vez.
  • Como foi dito na sessão Informações Básicas do Jogo acima, o jogador deve alternar entre encaçapar bolas vermelhas e bolas coloridas. Quando o jogador tiver que encaçapar a bola vermelha, a bola branca deve encostar primeiro em uma bola vermelha. Se a bola branca entrar em contato com uma bola colorida primeiro, uma falta foi cometida e o jogador perde a sua vez. O adversário ganhará pontos pela bola coloriada que foi encostada. Por exemplo: É a vez do jogador 1 e ele tem que encaçapar uma bola vermelha. Ao tentar encaçapar a vermelha, a bola branca entra em contato primeiro com a bola rosa. A bola rosa então encosta na bola vermelha e apenas a bola vermelha é encaçapada. Como a bola rosa foi encostada primeiro, o Jogador 1 cometeu uma falta, mesmo que ele tenha encaçapado a bola vermelha. O Jogador 1 perde a sua vez e não ganha pontos. O Jogador 2 ganha 6 pontos (rosa=6) devido a falta cometida pelo Jogador 1.
  • Como foi dito na sessão Informações Básicas do Jogo acima, um jogador deve alternar entre encaçapar bolas vermelhas e bolas coloridas. Quando um jogador tem que encaçapar uma bola colorida, o jogo irá falar para o jogador designar qual bola ele deseja encaçapar. A bola branca deve primeiro encostar na bola colorida designada. Se a bola branca encostar primeiro em uma bola colorida ou vermelha diferente da designada, uma falta é cometida e o jogador perde a sua vez (mesmo se a bola colorida designada tiver sido encaçapada). O adversário ganhará pontos pela bola que foi encostada erroneamente. Por exemplo: É a vez do Jogador 1 e ele deve encaçapar a bola verde. A bola branca encosta primeiro em uma bola vermelha. A bola vermelha encosta na bola verde e a bola verde é encaçapada, como a bola verde não foi encostada primeiro, o Jogador 1 cometeu uma falta e perde a sua vez, sem ganhar pontos. O Jogador 2 é premiado com 3 pontos (verde=3) pela falta cometida pelo Jogador 1.
  • Se, depois de ser atingida pelo taco, a bola branca não entrar em contato com nenhuma bola é uma falta. O jogador perde a sua vez e o adversário ganha quatro pontos.
  • Se a bola branca for encaçapada (scratched) o jogador perde a sua vez e o adversário ganha quatro pontos. A bola branca é então removida do buraco e dada ao adversário que poderá coloca-la em qualquer lugar do semi-círculo.
  • Se mais de uma falta acontecer simultaneamente, o adversário ganha pontos pela maior falta cometida. Os pontos por faltas vão de no mínimo quatro pontos até no máximo sete pontos.

Estratégia

O objetivo do jogo é ganhar a maior quantidade de pontos possível. A bola preta é a de maior valor, vale sete pontos. Portanto, a melhor estratégia é tentar encaçapar a bola preta o máximo possível. O jogo ideal seria o seguinte: Encaçapar uma bola vermelha, encaçapar a bola preta, encaçapar uma bola vermelha, encaçapar a bola preta etc até que todas as bolas vermelhas tenham sido encaçapadas.