MENTIRA...
Hoje me deu uma vontade imensa de escrever , por que as pessoas mentem?
Será que é tão dificil ser quem realmente é?! Será que sua vida é tão vazia e medíocre, que precisa inventar um personagem ao invés de ser você?! Será que você é um fracasso de ser humano, que ao invés de correr atraz de viver uma vida real e verdadeira, prefere viver uma vida de mentiras.
A grande maioria dos mentirosos são golpistas, entram em suas vidas com mentiras fazendo você acreditar em coisas que não existem para assim entrarem nela, e conquistando sua confiança, sua amizade e etc. Ou simplesmente são os mitômaniacos.
Tive que me aprofundar mais nessa questão para passar pra vocês o que são os mitômaniacos.
Pra você que não sabe o significado da palavra mitomania, vai o significado da própria. A mitomania (ou mentira obssessivo-compulsiva) é a tendência patológica mais ou menos voluntária e consciente para a mentira. Normalmente, as mentiras dos mitomaníacos estão relacionadas a assuntos específicos, porém podem ser ampliadas e atingir outros assuntos em casos considerados mais graves . Uma menina cujo pai é violento, por exemplo, pode começar a inventar para as colegas como sua relação com o pai é boa e divertida, contando sobre passeios e conversas que nunca existiram. Justamente pelos mitômanos não possuírem consciência plena de suas palavras, os mesmos acabam por iludir os outros em histórias de fins únicos e práticos, com o intuito de suprirem aquilo de que falta em suas vidas. É considerada uma doença grave, necessitando o portador dela de grande atenção por parte dos amigos e familiares.
Sobre a doença:
Dizer a verdade é um sofrimento para quem tem mitomania, doença definida como uma forma de desequilíbrio psíquico caracterizado essencialmente por declarações mentirosas, vistas pelos que sofrem do mal como realidade.
Desse ponto de vista, podemos dizer que o discurso do mitômano é muito diferente daquele do mentiroso ou do fraudador, que tem finalidades práticas. Para estes, o objetivo não é a mentira, sendo esta apenas um meio para outros fins. Contam histórias ao mesmo tempo que acreditam nelas. É também uma forma de consolo.
Esse distúrbio tem sua origem na supervalorização de suas crenças em função da angústia subjacente. Muitas vezes as mesmas se apresentam unidas à angústia profunda, TOC, depressão e pós-depressão.
Eu sei que várias pessoas passam por isso todos os dias em sua vida, algumas não se dão conta, outras percebem que há algo de errado, mais esperam pra ver o próximo passo do “mentiroso” .
Se na vida real já fica dificil detectar uma mentira, imagina atraz da tela de um PC . Tenho certeza que é bem mais complicado, existem vários indicios que mesmo atraz dessa telinha nós percebemos que o “mentiroso” está do outro lado.
O pior é que o “mentiroso” mente tanto que até ele próprio acredita em suas próprias mentiras e assim, aquela mentira vira verdade.
Sabemos que a honestidade é a base de qualquer relacionamento humano. Mas, muitas vezes mais do que gostaríamos, as pessoas deixam de ser honestas conosco e passam a mentir descaradamente.
Por que mentir?
Pra que mentir? Se iludir?
Se a verdade tudo liberta
Tudo sana
Tudo transforma!
Pra que enganar?
Ser irreal?
Se a veracidade se faz em nós um bem
Muito melhor que o doce do amor?
Pra que mentir?
Fazer-se infame?
Se a verdade cativa
Faz doer mas corta a raiz de todo mal.
Pra que mentir?
Pra que enganar?
Amarrar-se ao torpe
Ao engano e a insensatez?
Se a verdade tudo esclarece, tudo apazigua,
Tudo torna sagrado?
Mentiras são opróbrios
São mutilações do caráter
A fuga da realidade
Ou a má escolha pra se dizer algo
Mentir faz crescer a culpa
E leva a mais de mil mentiras além dela
Mentir não é bom caminho
Nem se leva a lugar nenhum
A verdade dura e crua dói menos que uma mentira
Aproximemos da luz!
A verdade tudo liberta
A verdade tudo apraz
Mentir não traz boa sorte!
Mentiras... Jamais!
Então, uma enquete pra vcs.
O que você acha do “Mentiroso”?
Espero que vcs tenham gostado, e gostaria muito que vocês comentem
Que Deus abençõe vocês e que o diabo cuide do MENTIROSO, KKKKKKKKKKKKK....
Desde já agradeço a todos. MIHELE.